segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fundamentos do Marketing em Mídias Sociais

Palestrante: Sergio Rodrigues
Data: 24/03/2009
Local: Instituto Infnet

Antes de começar, muitos reclamaram do uso excessivo do verbo ‘salientar’, logo ‘saliento’ que não mais serei tão ‘saliente’. (risos)

Vamos ao resumo!

Estamos na era da Web 2.0, uma web dinâmica, flexível e rápida. Criou-se então a necessidade de estarmos conectados quase que 24 horas por dia, em todos os lugares, através de toda ou qualquer ferramenta disponível.

Sergio abordou o assunto de maneira clara e simples. Posso dizer que não foi exatamente uma palestra ou um mini-curso. Foi um bate papo, uma troca de informações e conhecimento.

Conversamos sobre o crescimento das redes de relacionamento e a maneira que as empresas usam estas redes como estratégias de marketing para alavancar seu crescimento.
Muitas usam canais como: Yahoo Vídeos, LinkedIN e Yahoo Respostas para estarem cada vez mais próximas do seu cliente.

Uma nova onda que vem surgindo é a utilização de microblogs (Telog, fanfou.com e twitter), Sergio chamou a atenção para o Twitter, que vem crescendo de maneira impressionante.

Fóruns também são muito utilizados (Google Groups, grupos.com.br, Yahoo Groups). Mas devemos ter cuidado para não saturar o cliente. Não adianta entramos nestes canais e ao mesmo tempo estarmos ‘enchendo o saco’. Devemos estar ali sim, mas como participantes, ouvindo e colaborando com os usuários.

Sergio explanou sobre o BuzzMarketing, que significa: O que estão falando de sua marca?
Conversamos sobre o Orkut, como determinadas marcas estão sendo muito mal faladas por lá e o quanto isso é negativo para a imagem da empresa. Ex.: Eu odeio a Oi, Eu odeio a Vivo, Eu odeio o Orkut etc.

Lembrou Sergio do quanto é importante cuidar da imagem da empresa junto às mídias sociais e o quanto é oneroso ter a imagem mal falada. Devemos usar as mídias para estar junto do cliente, para identificar novos prospects, proporcionar experiência com o consumidor e promover entretenimento.

Vocês lembram do Alô Grazi? (Veja mais na comunidade)
Pois é, essa foi uma maneira encontrada pela empresa para aproximar seus clientes.

Hoje em dia as empresas estão buscando maneiras interativas de aproximar-se ainda mais do cliente.

E você, nobre leitor, já viu alguma mídia que realmente chamou sua atenção por ser, digamos, inovadora? Olhe na comunidade do blog alguns links das estratégias de marketing mais bem sucedidas. E também não deixe de contribuir, postando sua experiência na comunidade ou nos comentários.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails