sexta-feira, 17 de abril de 2009

RESUMO DE ENTREVISTA – HSM Janeiro-Fevereiro/2009

A revista que mais me chama a atenção é a HSM Management. Por quê? Por ser rica em conhecimento e ter cases fantásticos. A partir daí, começarei a expor pequenos trechos de matérias aqui no blog.

Este artigo saiu na sessão diretoaoponto [pingue-pongue] da edição de Janeiro-Fevereiro/2009 e trata de uma série de 5 perguntas a Wagner Brenner – Ex diretor de criação sênior da agência McCann-Erickson – realizada pelo entrevistador Jorge Carvalho.

Então vamos ‘Direto ao Ponto’.

HSM: Hoje cada vez mais pessoas reclamam de excesso de informação e déficit de conhecimento. Blogs são heróis ou vilões neste filme?

Wagner: Podem ser as duas coisas; e tanto heróis como vilões costumam ter grandes poderes. Blogs primam por disponibilizar um volume insano de informações – que antes se perdiam por não passarem pelos gargalos da mídia tradicional – e democratizar a emissão dessas informações, o que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo. [...] Agora, precisamos refinar o filtro. [...] As informações vão virando conversa e eventualmente viram conhecimento. [...] O segredo é saber quem você puxa para o canto para conversar.
Precisamos aprender a conversar, e isso quer dizer aprender a aprender. [...] As coisas mais interessantes muitas vezes aparecem de forma sutil. [...] O negócio é escolher bem e saborear mais.
[...] Então eu pratico o aprendizado informal, o autodidatismo, e venho desenvolvendo meu próprio método para isso – cada um deve desenvolver o seu. [...]

HSM: O aprendizado informal é a chave? Para adultos em especial? Esses parecem ter mais dificuldade de aprender do que as crianças...

Wagner: Sim, o aprendizado informal é o caminho. Não acho que os adultos tenham mais dificuldade; têm mais resistência. [...]
[...] Tudo que a gente aprende naturalmente, sem precisar ir para a escola, é aprendizado informal. [...]
[...] O traço principal de gente inteligente é a curiosidade, não a erudição. [...]
[...] É claro que treinamento formal tem seu valor, mas a verdade é que as pessoas preferem mais descobrir as coisas a serem ensinadas. [...]

HSM: Um blog pode ser realmente útil, e até profissional, sem descaracterizar-se?

Wagner: Blog bom nasce de uma paixão [...]
[...] Temos vários business blogs no escopo do UoD (Updade or Die), como o da Livraria Cultura, o da Young & Rubican, o de vocês e o da Bullet, e todos que têm gente apaixonada por “consumir a vida” de modo geral – nenhum virou um jornalzinho digital. [...]

HSM: E o que você recomenda aos nossos leitores: blogging ou updating?

Wagner: Updating, claro! [...]
[...] Elas só precisam não agir como o rebanho; elas têm de investir no autodesenvolvimento.Update or die!
HSM Management - nº 72 - ano 12 - volume 1 - janeiro-fevereiro 2009 - http://hsmmanagement.com.br - "Liderança em Crise"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails