segunda-feira, 6 de abril de 2009

Entretenimento e Relações Sociais no Brasil Contemporâneo

Local: Teatro Oi Casa Grande
Data: 30/03/2009
Horário: 19:30 às 22:00

Palestrante:
Roberto DaMatta
Debatedores:
Arnaldo Block
Lívia Barbosa
Everardo Rocha

Confesso que antes de assistir esta palestra eu acreditava que entretenimento envolvia apenas ir ao cinema, divertir-se com os amigos ou outro qualquer evento que envolvesse relações com outras pessoas. Pois é, eu estava enganado.

A Palestra foi um sucesso. Roberto simplesmente é um Gênio.
Foi abordado como hoje nossos ritos mais comuns estão banalizados. Sexo, beleza, trabalho, etc.

Arnaldo Bloch comentou algo que muito me chamou a atenção. Ele alertou para o fato de algumas pessoas não considerarem uma visita ao museu ou uma exposição, como entretenimento, e que alguns não acreditam que em uma leitura pode-se ao mesmo tempo estar se divertindo (entretendo). Lembrou Arnaldo de que quando o leitor está lendo, ele ao mesmo tempo está imaginando, criando e pensando. Salientou Arnaldo que algumas pessoas falam que os que vêem a leitura como diversão e forma de entretenimento são aquelas quem tem um papo careta ou algo neste gênero.

Eles lembraram a época da Ditadura, quando as formas de comunicação eram restringidas.

Lívia Barbosa falou bastante sobre a importância do entretenimento. Salientou que entender o que é entretenimento e como se entreter, aprende-se desde cedo em casa, na escola e na sociedade.

Não me recordo muito bem quem falou, mas um deles comentou sobre o samba do malandro, que na época de Getúlio foi proibido por fazer piada do Trabalho, que era visto como uma obrigação.
Hoje em dia o trabalho é visto como uma saúde mental, uma forma de pensar e estar em atividade.

A palestra foi muito boa, fico triste por quem não pode assistir e se entreter. (risos)
Alerto que para aqueles que não tiveram a oportunidade de ir, que toda a última segunda-feira de cada mês terá uma palestra. Na próxima conto com todos vocês lá.


Saiba mais em: ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

2 comentários:

Patti.smile disse...

Legal!!!! ^^

Unknown disse...

Pode deixar que no próximo eu estarei lá de novo. Esse foi muito bom e tenho certeza que ainda virão outros melhores. O próximo tema, se não me engano, era algo sobre a influência da tecnologia japonesa na vida das pessoas.

Related Posts with Thumbnails